Criação de Sites: Avalie estes pontos antes de começar!

Criação de Sites: Avalie estes pontos antes de começar!

Quando você procura por algo que necessita, provavelmente vai até a página do Google, digita a descrição do produto ou serviço e visita os sites listados pelo Google até encontrar o que precisa, certo?

E provavelmente, você já entrou em sites mal elaborados, confusos, sem as informações necessárias, ou com informações demais. Sites que você não visitará novamente.

Por isto, o desenvolvimento de sites virou uma etapa crucial no sucesso de uma empresa. Click To Tweet

Não adianta investir uma fortuna com marketing se ao atrair um visitante ao seu site, ele ou ela abandonam a navegação em menos de 1 minuto porque não encontram aquilo que necessitam.

Neste post, vamos discutir alguns pontos básicos que devem ser avaliados na Criação de Sites.

#1 – Logo

Seu logo representa sua marca e quando bem feito, fica preso na memória de seus clientes. Não vou entrar no detalhe do design, mas, POR FAVOR, tenha a sua marca em uma imagem de alta resolução e nas dimensões corretas!

Também garanta que o logo esteja em todas as páginas de seu site e que exista um link no logo levando a página inicial.

#2 – Navegação

Não reinvente a roda. Existe um motivo pelo qual a grande maioria dos sites possui um menu superior horizontal (com opções abaixo normalmente ocultas para uma segmentação maior) ou um menu no lado esquerdo da tela.

Faça um teste: entre em qualquer site e perceba que você começa a visualização no lado superior esquerdo e acompanha o texto ou imagens para à direita e para baixo.

É a reação natural de qualquer visitante e esta disposição de menus na criação de sites segue este comportamento.

#3 – Excessos

Quando um visitante chega ao seu site pela primeira vez, você tem poucos segundos para convencê-lo a ficar, ou seja, a ajudá-lo a encontrar o que necessita.

Quando você coloca na página inicial um excesso de imagens, vídeos, textos ou várias chamadas de ação diferentes, ao invés de encantar o usuário, você acaba o frustrando, pois cada vez mais as pessoas querem as informações de forma clara e rápida.

Portanto, seja claro em sua mensagem na página inicial, coloque imagens pertinentes aos produtos e serviços e use uma disposição que incentive o visitante a descobrir mais no restante de seu site.

#4 – Espaços

Ao criar estruturas de texto em seu site, coloque espaços entre parágrafos e entre o texto e imagens.

Parece simples, mas se você esquecer deste detalhe durante a criação do site ou de seus posts no futuro, desencorajará o visitante a consumir seu conteúdo.

#5 – Cores

Use as cores que lembrem a sua marca, mas não exagere nas cores vivas demais, para que a leitura não fique cansativa para os visitantes.

As cores são tão importantes atualmente que existem estudos com grande quantidade de dados, mostrando quais as cores ideais nos botões de conversão, por exemplo, para atrair a maior quantidade de leads para sua empresa.

Procure uma empresa com experiência para lhe ajudar nesta análise quando do desenvolvimento de seu site. Click To Tweet

#6 – Imagens

Pense um pouco no sucesso atual do Instagram ou em como o Facebook virou um painel de imagens. O público online adora imagens e elas são parte essencial do sucesso de seu site.

Se você utilizar imagens, invista em arquivos de alta qualidade.

Quando usamos a imagem de uma pessoa, por exemplo, em nosso site, o visitante precisa “conectar” com a imagem desta pessoa.

De forma bem clara: usar fotos de baixa qualidade ou imagens que não estão relacionadas a mensagem que você deseja passar, é pior do que não utilizar imagens. Por isto, leve este ponto muito a sério.

#7 – Fontes

Utilize fontes que sejam legíveis em qualquer aparelho, pois lembre-se que muitas pessoas hoje em dia, visitarão seu site através da tela de seus celulares.

Faça uma pesquisa ou valide com um profissional quais as melhores fontes para o tipo de site que você deseja.

#8 – Landing Pages

Entender o conceito de “landing pages” é muito importante durante a criação de um site.

O objetivo é que cada página de seu site tenha toda as informações necessárias sobre o produto ou serviço específico que aquela página representa, incluindo as ferramentas de conversão para atrair leads e clientes.

Isto permite que suas campanhas de marketing digital nas ferramentas de busca e redes sociais levem o visitante diretamente para estas páginas, aumentando a eficácia da mensagem e aumento das taxas de conversão.

#9 – Site Responsivo

Vamos tratar deste tema em detalhes em posts futuros, mas para simplificar este ponto, seu site precisa ser otimizado para que o visitante possa interagir com todas as informações em qualquer browser ou em qualquer aparelho.

Este é um dos maiores erros que empresas que resolvem criar seu site dentro de casa realizam: se um visitante tenta acessar o site de seu Iphone, por exemplo, as imagens estão “estouradas” e o texto ilegível.

Dica: o número de smartphones vem crescendo anualmente no Brasil e seu donos representam um público de alto poder de consumo.

Você quer saber mais? Visite nossa página de Criação de Sites.

Share